domingo, 25 de abril de 2010

Web Rádio ou Rádio Online: Por que ter uma e qual sua importância para Escola?

Dentre os vários desafios impostos pela sociedade atual à Escola, salienta-se a necessidade da utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Precisamos desenvolver novas maneiras de aprender e de ensinar adotando uma nova postura diante da sociedade e de nossos alunos com e a partir destas tecnologias.

Isto não é tão simples, pois requer acima de tudo uma mudança de paradigmas que já encontram-se enraizados desde nossos primórdios como alunos e concretizados especialmente durante a nossa formação. Temos que aprender fazendo, conscientes que o uso das diferentes tecnologias existentes nas diferentes mídias, intensificam diariamente estes desafios.

Mas o uso pelo uso não justifica nada!

A escola precisa se atualizar e aprender a utilizar essas novas ferramentas - principalmente as disponibilizados na Internet de forma gratuita - de uma maneira contextualizada e devidamente privilegiada no seu Projeto Político Pedagógico, logo, com o envolvimento e comprometimento de todos. Assim, a integração das mídias no fazer pedagógico, de forma que uma complemente a outra, tendem a dinamizar a aprendizagem dos conteúdos curriculares e a potencializar o processo de ensino e aprendizagem.

Nesta ótica, a criação de uma Web Rádio utilizando-se a tecnologia de Podcastings constituiem-se numa nova estratégia metodológica do uso pedagógico das TICs. Esta tecnologia enquadra-se dentro do novo perfil da Internet 2.0, ou seja, a comunicação não provém somente dos grandes meios de comunicação de forma unilateral, mas sim do trabalho colaborativo produzido também pelos internautas. Esta idéia pode e deve ser usada pela escola na construção do conhecimento transformando a informação em formação num processo de pesquisa, contextualização, debate, elaboração das conclusões e a publicação dos seus resultados.

Um podcast funciona como um programa de rádio, com a diferença de que não é ao vivo, mas que pode ser ouvido quando e na hora que se quiser, pois se trata de um arquivo de áudio que uma vez baixado para o computador, pode ser rodado a qualquer hora e quantas vezes se achar necessário.

Utilizando-se desta ferramenta de produção colaborativa, alunos e professores, podem produzir, gravar e editar programas de rádio utilizando-se de softwares de áudio e um computador, para posteriormente realizar a publicação e a divulgação em Sites específicos e com alcance mundial, promovendo desta forma a divulgação do conhecimento produzido na escola.

É importante ressaltar que cada aluno terá um papel específico nesta empreitada, ou seja, alguns aprenderão a instalar programas e a configurar computadores para montar a infra-estrutura tecnológica da rádio, outros aprenderão a fazer entrevistas, locução de programas, etc., caracterizando esta atividade como sendo de todos e ao mesmo tempo de cada um.

É sabido também, que inúmeras variáveis influenciam na aprendizagem, mas a motivação do aluno para que tenha interesse em aprender alguma coisa, é uma das principais. Portanto, atividades que mesclam gravação, edição, manipulação de hardwares e softwares, aliados a pesquisa, discussão, elaboração de roteiros e a redação dos resultados, além de chamarem a atenção dos alunos, motivando-os para a execução dos trabalhos, também constituiem-se num importante incremento no desenvolvimento de novas habilidades.

Dentre estas, destacam-se a ampliação da capacidade de leitura e escrita e a ampliação do conhecimento sobre os diversos aspectos envolvidos no uso das diferentes tecnologias que estão envolvidas na criação e manutenção de uma Web Rádio. Este incremento pode constituir-se num grande diferencial quando estes alunos estiverem se inserindo no mercado de trabalho.

Também é importante evidenciar o equilíbrio das relações entre os intervenientes – professor/aluno – através do uso da linguagem radiofônica integrada com as outras linguagens utilizadas pela escola, refletindo-se em algo produzido pelos alunos, uma vez orientados por seus professores.

Por tudo isto, justificamos a importância de se trazer a comunicação para o ambiente escolar favorecendo o processo educacional. Acreditamos no surgimento de um novo perfil de alunos egressos das ESCOLAS que trabalham neste sentido.


Equipe do NTE/Cachoeira do Sul
Vivendo o presente... PROJETANDO o FUTURO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário